segunda-feira, 25 de outubro de 2010

HOMENAGEM Á FAMÍLIA KOGA DE SARANDI-PR

PLACA OFERECIDO PELA PREFEITURA MUNICIPAL


ENCONTRO DOS PIONEIROS DA CIDADE DE SARANDI-PR... NA FOTO, EU COM ENTÃO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR CIDO SPADA.




MEU AVÔ, PIONEIRO DE SARANDI... 2 Novo Livro


LIVRO PARANÁ JAPONÊS. HOMENAGEM


‘IN MEMORIAN” AO SAUDOSO MASSAMI KOGA.


Dedicou a sua vida aos melhores ideais.




Era natural do Japão, Fukuoka-ken, nascido em 05/02/1913, filho de Tota Koga e Tanyo Koga. Chegou ao Brasil em 11/02/1929. Trabalhou na agricultura no município de Cafelândia. Em 1946, veio para Marialva, onde trabalhou como funcionário da casa Marialva, de propriedade de Iassute Nomiyama. Em 1949, decidiu iniciar seu próprio negócio e instalou a Casa de Comércio de Secos e Molhados, no então distrito de Sarandi, sendo a segunda de comércio da localidade. Sua mãe dona Tanyo, faleceu em 1919, Massami casou-se em 1945 com Tsuruko Koga, natural do Japão Aomori-Ken, e trabalhou na localidade Três Barras, município de registro no Vale do Ribeira.

Dessa união nasceu a filha Aurora Satiko Koga.

Massami Koga foi responsável por inúmeros benefícios a Sarandi. Em 1949 instalou o serviço de telégrafos, e o Posto de Correios. Foi suplente de Delegado e por diversas vezes assumiu o cargo de Titular. Participou de diversos cursos de especialização em Recursos Humano, Atendente Hospitalar, Turismo, Escrituração Contábil, Oficial de Farmácia, Legislação Trabalhista e Conservação de solos .

Em 1961, fundou o Sarandi Esporte Clube, tendo elaborado até mesmo o estatuto social. Foi participante da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade . Em 1967 naturalizou-se brasileiro. Foi Homenageado em 1979 pelos 50 anos de vida no Brasil. Fez doação das instalações da antiga lanchonete (Rancho) para a construção do Pronto Socorro Municipal. Foi agente da Companhia Melhoramentos de 1950 á 1972.

Koga participou ativamente nos movimentos pró emancipação político- administrativa de Sarandi, movimento coroado de êxito em 14/10/1981

Responsável pelo desenvolvimento da agricultura, principalmente pelas altas produtividades de café, no Paranà...

Massami Koga, o primeiro comerciante de origem japonesa no ramo de secos e molhados. O Massami Koga, tornou-se líder nos movimentos comunitários proporcionando benefícios para desenvolvimento do povoado, incluindo-se a instalação da agência do correio que teve como primeira agente postal Kimiko Ohara.

Sua filha Aurora, é enfermeira é há 17 anos vem atuando com dedicação Posto de Saúde Municipal, mãe de três filhos, Guilherme Hitomi, formado em ciências Econômicas pela Uem, é funcionário do Banco do Brasil em Nova Londrina, casado com Elaine.

Ney Nobuyuki, estudante de artes plásticas e música, seu nome é uma homenagem do seu avô Massami ao ex-governador Ney Braga (saudoso), em agradecimento ao ilustre político pelos benefícios concedidos a Sarandi.

E a Liene Sayumi, vestibulanda.

Massami Koga faleceu em 10/05/1994, aos 82 anos, deixando uma vasta folha de bons serviços prestados e de exemplos dignificantes.

E recebeu uma justa homenagem com a nomeação de uma escola da rede municipal de ensino.


MEU AVÔ PIONEIRO DE SARANDI. REVISTA ANTIGA





LETRA DO MEU DITIAN: MASSAMI KOGA, MEU NOME EM JAPONÊS.






NA FOTO MEU AVÔ, MASSAMI KOGA COM EX PREFEITO JULIO BIFON, JOSÉ LAZARO, VEREADORA ELISA CAUST, SEBASTIÃO CANCIO DE OLIVEIRA CHEFE DE GABINETE NA EPOCA...

O KOGA COM, GOVERNADOR NEY BRAGA.



MASSAMI KOGA

ANIVERSÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA
IMPERADOR E A IMPERATRIZ


4 comentários:

  1. que coisa heinn esse blog
    hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. QUE COISA !!!!!!!!!!!!
    ESSE BLOG É ...

    ResponderExcluir
  3. Saudades, do meu tio Sebastião Cancio de Oliveira, irmão do meu pai, ainda vivo e com 91 anos de idade. Parabéns, pelo blog e as lembranças do Senhor Koga, amigo de meu avó José Emiliano de Gusmão. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola gostaria de ter contato com vc acho que podemos ter parentesco
      Tenho um descendente José Emiliano de Gusmão

      Excluir